Perguntas Frequentes

Produtos

A Michelin oferece verniz localizado?

Sim! Em nosso site no descritivo de alguns produtos oferecemos o Verniz Localizado, onde você escolhe os locais em que deseja localizar o verniz.

Essa opção proporciona um charme especial ao produto final já que, com ele, conseguimos deixar destacada uma determinada área ou texto.

Como Funciona o acabamento com laminação total fosca ?

A laminação total fosca possui objetivos e efeitos semelhantes ao da plastificação, porém com maior aderência e maior diversidade de insumos para o revestimento.

Esse tipo de laminação é muito utilizada para proporcionar um acabamento discreto, resistente, elegante, e de baixo custo aos produtos gráficos.

Como Funciona o acabamento com laminação total fosca ?

A laminação total fosca possui objetivos e efeitos semelhantes ao da plastificação, porém com maior aderência e maior diversidade de insumos para o revestimento.

Esse tipo de laminação é muito utilizada para proporcionar um acabamento discreto, resistente, elegante, e de baixo custo aos produtos gráficos.

Como posso saber qual é o melhor papel para meu trabalho?

Cada trabalho tem uma necessidade específica!
Por isso, confira algumas características dos papéis com os quais trabalhamos na Michelin para entender qual deles é o mais apropriado para seu projeto.

Clique no link e leia leia mais sobre como você pode estar escolhendo:
https://www.printi.com.br/blog/qual-o-tipo-de-papel-ideal-para-seu-impresso

O que é acabamento Verniz Total?

O verniz é um recurso muito usado para melhorar a qualidade dos impressos, proporcionando brilho, lisura e avivamento das cores, para ao mesmo tempo aumentar a resistência do suporte, a luz, calor, etc.

Existem várias formas de aplicação do verniz no material, podendo ser aplicado em todo material (verniz total), ou na aplicação em alguns detalhes (verniz localizado), que é aplicado em áreas específicas assim como fotos ou textos, dando um ar mais sofisticado e fino ao impresso.

Quais serviços a Michelin oferece?

A Michelin oferece vários serviços!  Para ver algumas das opções, acesse no site, lá no menu a aba “produtos” na parte superior da página inicial.

E caso o serviço que você queira, não esteja no site entre em contato com nosso Televendas:
(19) 99765-6192  / (19) 3432-3926.

Quais são as características dos serviços e produtos?

Não há uma característica padrão dos produtos oferecidos pela Michelin.

Como nosso atendimento é personalizado proporcionamos a possibilidade do cliente nos enviar as características desejadas para cada serviço e produto, e com isso orientamos quando certa característica  como formato, gramatura, cores, acabamentos e enobrecimentos tem uma valor mais elevado ou mais a baixo.

Quais são as opções de Papeis que a Michelin oferece?

A Michelin trabalha com diversos tipos de papéis!

As opções variam de acordo com o produto. Algum deles são:
Papel couché fosco e brilho; offset; couché adesivo/ bopp (brilho,fosco, transparente e metalizado); Kraft, Reciclato, PVC, duplex, entre outros.

Porém estamos sempre aumentando nosso portfólio e trazendo novidades, então não deixe de falar com nosso atendimento e consultar o tipo de papel que você precisa!

Qual é a diferença entre flyer, folheto, panfleto e filipeta?

Ambos os impressos possuem as mesmas características e aplicações. No site, disponibilizamos no titulo do produto os nomes diferentes a fim de ajudar a busca de nossos clientes. Isso porque esses impressos, apesar de idênticos, são conhecidos por nomes diferentes em cada região do país.

Orçamentos

Como solicito um orçamento?

Para orçamentos, você pode  entrar em contato com o nosso Televendas:

•WhatsApp: (19) 99765-6192 / (19)3432-3926
•E-mail: atendimento@graficamichelin.com.br

Link para acesso direto ao atendimento via WhatsApp:
(19) 99765-6192 : https://bit.ly/AtendimentoThalita
(19)3432-3926 : https://bit.ly/Atendimentocaio

Qual funciona a quantidade mínima para cada serviço?

Como nosso atendimento, serviços e produtos são totalmente personalizados o mínimo do produto, é em cima do que você esteja imaginando/desejando no momento.

Com base nas informações passadas por você, nós aqui da equipe Michelin focaremos em arrumar soluções viáveis para ambas as partes, para melhor custo benefício e fechamento do pedido. Então pedimos sempre que passe uma quantia desejada já no inicio do orçamento que seja viável para você que com base nisso trabalharemos para melhor te atender!

*Observação: Lembrando que quanto maior a quantidade o custo benefício é melhor.*

Como solicitar atendimento personalizado para o "Fidelidade Corporativa"?

É bem fácil, só clicar neste link: “Fidelidade Corporativa!” !

Você terá que descer a página até o final e lá terá um “PRÉ CADASTRO” que deve ser preenchido e enviado. E com isso um de nossos colaboradores responsável entrará em contato para te explicar como funciona e auxiliar nos orçamentos, no pagamento faturado e projetos especiais !

É possível dividir a quantidade mínima de um produto para artes diferentes?

Não é possível dividir a quantidade mínima de um produto para artes diferentes. A quantidade estabelecida por item corresponde a uma única arte.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato com nosso Televendas:

(19) 3432-3926 / (19) 9 9765-6192

O valor passado no orçamento já inclui a montagem da arte?

Para artes básicas não cobramos a montagem da arte! Então o orçamento sempre é passado sem inclusão da arte.

Quando você solicita para um de nossos designers faça a arte o mesmo analisa o que terá que ser feito e passa para você se a arte que você está pedindo é uma arte que cobramos ou não e com isso será enviado um orçamento com a cobrança da arte caso seja necessário!

Se tiver alguma dúvida, entre em contato com nosso Televendas:

(19) 3432-3926 / (19) 99765-6192.

Preciso produzir alguns impressos mas não tenho a arte como devo proceder?

A Michelin conta com designers experientes e criativos, capazes de montar e ajustar seu conteúdo de maneira profissional e personalizada.

Neste serviço não estão inclusos criação, edição ou vetorização de logotipos, artes muito elaboradas e sofisticadas..

O valor deste serviço sofre variação de acordo com o produto e suas especificações.

Clique no link para saber mais..

Se tiver alguma dúvida, entre em contato com nosso Televendas:(19) 99765-6192 / (19) 3432-3926.

Como funciona a espera no atendimento?

Como nosso atendimento é personalizado com uma lista de espera por ordem de chegada pedimos sempre a gentileza que aguarde que iremos te responder!

Posso solicitar o mesmo orçamento no e-mail e também nos whatsapps?

Pedimos que ao enviar um orçamento ou pedido, seja enviado em apenas um canal de atendimento! Para que seu atendimento não seja duplicado gerando assim caso seja aprovado mais de um pedido;

Pois caso isso aconteça, será cobrado o valor dos pedidos duplicados..

Pedidos

Vocês desenvolvem arte?

A Michelin conta com designers experientes e criativos que capazes de montar e ajustar seu conteúdo de maneira profissional e personalizada.

Porém dependo da arte se for algo mais elaborado e sofisticado cobraremos um valor de acordo com o produto e suas especificações.

Como faço para enviar minha arte para a Michelin?

Você pode nos enviar arte no momento da solicitação do orçamento ou na hora de fechar o pedido com isso daremos continuidade na produção do material.

Para o envio da arte quando a mesma já está pronta, sempre reforçamos para que se verifique todas as informações que estão no arquivo para ver se estão todas corretas, como por exemplo: Dados pessoais, textos, imagens, telefone, e-mails e etc..

Pois não nos responsabilizamos por erros não verificados por você do material!

Como faço para aprovar a proposta da arte ?

Para aprovar a arte enviada, o Designer que está te atendendo, enviará a proposta de arte feita por meio do canal de atendimento conversado, e por lá você pode “APROVAR”.

Se quiser alterar algo na arte, é só solicitar pela canal de atendimento conversado e inserir o que deseja fazer de alterações e nos enviar que a sua solicitação será encaminhada diretamente para o designer responsável pelo seu pedido.

Após aprovado por você! O produto entra em processo automático de produção e sendo assim não podendo mais fazer mudanças ou cancelamento. Sugerimos sempre que se siga a instrução abaixo:

INSTRUÇÃO:
1- VERIFIQUE SE TODAS AS INFORMAÇÕES DOS ARQUIVOS ESTÃO CORRETAS COMO POR EXEMPLO: (DADOS PESSOAIS, TEXTOS, IMAGENS, TELEFONE, EMAIL, E ETC…);

⚠ Não garantimos em nenhuma hipótese fidelidade de cores, pois pode haver variação de cores entre o computador/celular com a prova impresso e também não nos responsabilizamos por erros de informações não verificados do material aprovado ⚠.

De acordo com as normas de conduta descritas acima; Você aprovando o material entra em processo automático de produção.

É possível ocorrer variações na quantidade?

É possível sim, que haja variação na quantidade comprada.
Porém geralmente nós aqui da Michelin imprimimos mais do que o necessário para evitar situações referentes a quantidade.

Caso a variação identificada seja para menos, pedimos que entre em contato conosco dentro de 2 dias úteis contados do recebimento do pedido. Dessa forma conseguiremos reverter a eventual falta de material.

Qual é o prazo de recebimento da arte para aprovação?

O prazo atual para artes simples é 2 dia úteis ou na mesma hora;

Para arte mais elaboradas  como (livros , catálogos, revistas, calendários e etc.. o prazo é em média 3 dias úteis.

Como funciona o Prazo para cada serviços?

Nossa equipe informa já no orçamento o prazo que o material será entregue, após aprovado nós entramos em contato quando o material estiver pronto, portanto sempre ressaltamos que não é necessário que venha até a gráfica ou que ligue perguntando sobre o pedido antes do prazo passado, pois avisamos sem falta!

Como funciona os pedidos com urgência?

Para pedidos com sob caráter de urgência o valor do orçamento caso passado terá um acréscimo; E caso seja fechado o pedido pedimos que envie o quantos antes todas as informações necessárias para a produção.

Porque esse acréscimo? 🤔
– Pagamento de Horas extras dos funcionários;
– Suspenção da linha de produção dos demais serviços para o encaixe do serviço prioritário;

(VERIFICAR SE TEREMOS A DISPONIBILIDADE DE FAZER COM URGÊNCIA, POIS TEMOS UM NUMERO MÁXIMO PARA ESSE TIPO DE PEDIDO) 

Após aprovação de um pedido posso fazer alguma alteração ou cancelamento?

Após finalizado e aprovado por você! O produto entra em processo automático de produção e sendo assim não podendo mais fazer mudanças ou cancelamento.

Então sempre sugerimos antes, que siga a instrução abaixo:

INSTRUÇÃO:
1- VERIFIQUE SE TODAS AS INFORMAÇÕES DOS ARQUIVOS ESTÃO CORRETAS COMO POR EXEMPLO:
(DADOS PESSOAIS, TEXTOS, IMAGENS, TELEFONE, E-MAIL, E ETC…);

⚠ E também ressaltamos que não garantimos em nenhuma hipótese fidelidade de cores, pois pode haver variação de cores entre o computador/celular com a prova impresso e também não nos responsabilizamos por erros de informações não verificados do material aprovado ⚠.

A Michelin emite nota fiscal?

Sim, aqui nós emitimos a nota fiscal, quando solicitada;

Então caso você precise de uma nota fiscal é só nos solicitar após realizar o pedido e nos passar os dados necessários para que a gente faça a emissão da nota.

Como solicito alterações na nota fiscal?"

As alterações de nota fiscal podem ser feitas somente até o 1º dia útil do mês subsequente e o tempo para a realização da alteração de até 2 dias úteis.

Para a alteração de CNPJ e Razão Social na nota, é necessário informar endereço de acordo com o cartão CNPJ.

Notas emitidas em meses anteriores não podem ser alteradas ou canceladas.

Conforme art. 4º da Instrução Normativa SF/SUREM 022, de 09/10/2007, não podemos emitir carta de correção..

 

Qual o horário de atendimento da Central de Atendimento?

Nossa Central de Atendimento funciona de Segunda à Sexta, 07h às 18h e Sábado das 08h às 12h.

Pagamentos

Quais são as formas de pagamento que a Michelin oferece?

A Michelin oferece diversas formas de pagamento:

• Á VISTA 💵:
Dinheiro. PIX, débito, crédito ou transferência ;
(Enviar comprovante após pagamento);

• CARTÃO DE CRÉDITO 💳:
Até 12X com acréscimo da maquininha (Consulte as Taxas) ;
> Preferência de pagamento no ato da aprovação do pedido;
> Clientes novos (Não cadastrados) – 50% do pagamento no ato da aprovação pedido;

• DEPÓSITOS💲:
Para depósito é necessário os dados para cadastro do cliente para análise do nosso financeiro de prazo e valores;

• BOLETO BANCÁRIO📄 – SOMENTE EM ÚLTIMO CASO:
Até 3x no boleto, sendo:
1X= 7 Dias
2X= 7/28 Dias
3X= 7/15/45 Dias
(Boletos somente após análise de cadastro e somente para empresas e com o valor mínimo de serviço no valor de R$150,0);

A Michelin oferece pagamento via Pix ?

Sim! Temos a forma de pagamento via Pix.
Entre em contato com o responsável pelo atendimento feito com você durante todo processo e solicite a chave PIX.

A Michelin oferece pagamento Faturado?

Sim! Temos a forma de pagamento Faturado, porém só é válido para empresas no momento.

1° Você solicita essa forma de pagamento;
2° Nós solicitamos para você o envio do CNPJ;
3º Nós fazemos uma análise de cadastro;
4° Sendo aprovada, você decide se vai querer para 7, 28 ou 45 dias;

A Michelin oferece Descontos?

Sim! Pagando no PIX, débito ou dinheiro tem 5% de desconto! E pagando em 1x no crédito tem 3% de desconto!

Normalmente nossos orçamentos já são passados com descontos e com reduções de custos, pois buscamos sempre passar primeiramente nosso melhor orçamento para fechamento do mesmo portanto para te ajudar ainda mais, oferecemos essas duas opções de desconto!

Entregas

Quais as formas de entrega que a Michelin oferece?

No momento trabalhamos com entregas feitas com o carro da empresa e para casos específicos trabalhamos com entregas feitas por motoboys;

Para todas as entregas pedimos que nos passe as informações de endereço para calcularmos o custo do frete! E após isso ou caso já tenhamos as informações do seu endereço, as nossas entregas saem a partir das 15hrs;

A Michelin entrega para todo o Brasil?

Por enquanto NÃO entregamos para todo Brasil!
A Michelin no momento só disponibiliza o serviço de entrega para a região de Piracicaba;

Qual o custo do frete para a região de Piracicaba?

Para envio do custo do frete! É só enviar o seu endereço no canal de atendimento em que realizou o fechamento do pedido que passaremos o valor do frete.

Você aprovando a entrega levamos até você!

Eu posso retirar meu produto?

Claro! Após aviso que o material está pronto a Michelin pergunta se você virá retirar ou vai querer que a gente faça a entrega, é só nos informar que fará a entrega que deixaremos o seu material disponível aqui na Gráfica no endereço:

• Rua Voluntários de Piracicaba | Nº505 | Bairro: Centro | Piracicaba – SP

Envio De Arquivo

A Michelin confere os arquivos antes de enviar para impressão?

Quando os arquivos são encaminhados  verificamos apenas informações técnicas como marcas de corte, sangria e sistema de cores. Para solicitações de fechamento de arquivo, as condições técnicas são inseridas / corrigidas / adaptadas a fim de garantir a qualidade final do impresso.

Atenção: Não verificamos nesse processo informações como imagens em baixa resolução, fontes pequenas ou erros de ortografia, por exemplo, sendo seu conteúdo de total responsabilidade do usuário.
Não há interferência no processo criativo do cliente.

Como converter um arquivo para CMYK no Illustrator?

Saiba como converter um arquivo para CMYK no Illustrator, clicando no link abaixo e assistindo o vídeo à seguir.
http://https://www.youtube.com/watch?v=Kkw8QOgneaU

Como converter um arquivo para CMYK no Photoshop?

Saiba como converter um arquivo para CMYK no Photoshop, clicando no link abaixo e assistindo o vídeo à seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=jAbkFysfy5s

Como faço para converter uma imagem RGB para CMYK?

É muito simples converter uma imagem RGB para o padrão de cores CMYK. No exemplo abaixo utilizamos o software Adobe Photoshop, mas outros programas/editores de imagens também podem ser utilizados.

– Procure pela opção Modo de Cor ou um tópico relacionado com o padrão de cores do arquivo.
– Abra seu arquivo e, em seguida, no menu superior, escolha Mode (Modo) > CMYK Color (Cores CMYK).

Geralmente não há grande perda de qualidade durante a conversão, mas tudo depende da qualidade de sua imagem. Imagens de baixa qualidade podem sofrer alterações nos tons mais distintos.

Caso tenha dificuldade, clique nesse link sobre Converter RGB para CMYK: https://www.printi.com.br/montagem-do-arquivo/convertendo-seu-arquivo-para-cmyk-no-photoshop

Como encaminho minha arte com verniz localizado?

Saiba como enviar o arquivo com a máscara de verniz local, clicando no link abaixo e assistindo os vídeos à seguir:

•Onde localizar informações e ferramentas:
https://www.youtube.com/watch?v=vgP4EpA8Do4

•Como aplicar verniz localizado no seu impresso [Illustrator]:
https://www.youtube.com/watch?v=mbyPtyMc8co

Em quais formatos posso enviar meus arquivos?

A indústria gráfica trabalha com formatos de arquivo específicos.

A Michelin possibilita o upload de vários formatos diferentes, tais como os formatos fechados (PDF) e abertos (AI, PSD, INDD, CDR e JPG).

A opção de envio deve ser selecionada no ato da compra.

Atenção: Não avaliamos a arte ou interferimos no processo criativo do cliente. Portanto, sempre analise sua arte, verificando se todas as informações estão corretas.

Há limite de cores? Posso utilizar fotos nos meus impressos?

A indicação de cor 4×0 (impressão colorida na frente, com o verso em branco) / 1×0 (impressão em tons de preto na frente, com verso em branco) / 4×4 (colorido frente e verso, sem limite de cores e efeitos) / 1×1 ( impresso em tons de cinza frente e verso) mostra que o produto é impresso a partir das cores CMYK (cyan, magenta, amarelo e preto).

Com a mistura destas cores é possível imprimir qualquer cor desejada, com exceção de cores metálicas e Pantones.

Ou seja, não há limite de cores e  você pode enviar fotos para produzir seu material.

O que é Refile?

O refile é o corte final dado nas laterais de um produto impresso para aperfeiçoar seu formato. Todos os materiais precisam ser refilados.

O que é sangria? E marcas de corte? Como utilizar?

Quando temos um documento onde há elementos que fazem contato com os limites da página, é necessário usar o que chamamos de sangria.

A ideia é fazer com que os elementos de arte do arquivo não ultrapassem os limites da página para que, quando cortado após a impressão, esses elementos não sejam prejudicados.

O processo de estender a imagem além da margem original do documento é chamado de “sangrar” a imagem. Ou seja, o termo sangria significa algum elemento que ultrapassa as margens de suas páginas.

Não confunda sangria com as margens do documento: enquanto a margem é uma medida que deve ser considerada para dentro do limite de corte, a sangria representa a extrapolação da área impressa e deve ser a continuação exata da arte (o prolongamento de fotos, fundos, etc.). Essa área extra será retirada depois, no processo de corte.

Caso tenha dificuldade, clique nesse link sobre Sangria: https://www.printi.com.br/montagem-do-arquivo/sangria-e-margem-de-seguranca-no-illustrator

O que são RGB e CMYK?

A abreviatura RGB (Red, Green, Blue) representa o método de cores utilizado nos monitores pois é baseado em luz. Usando as cores Vermelho, Verde e Azul, são compostas as imagens coloridas no computador.

Já o padrão CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Black) emprega as cores Ciano, Magenta, Amarelo e Preto, e é utilizada para produção de materiais impressos, ou seja, é utilizado pela indústria gráfica.

Ao fazer a sua escolha de qual esquema de cores empregar em seu projeto, é importante lembrar que a proposta principal do RGB é reproduzir cores em monitores de TV e computadores de maneira fiel, enquanto a proposta do CMYK é reproduzir da maneira mais fiel possível a maioria das cores do espectro visível.

Para saber mais detalhes, clique no link abaixo:
https://www.graficamichelin.com.br/diferenca-entre-cmyk-e-rgb/

Quais os tipos de impressão que a Michelin oferece?

Podemos considerar os seguintes tipos de impressão:

•Impressão offset
Realizado através de impressora de impressão indireta utilizando chapa e banquete para a transferência de tinta para o papel.

•Impressão digital
Realizado por impressoras digitais que fazem a impressão utilizando cabeças de impressão para compor a imagem no papel, ps, filme bopp, lona, tecido canvas.

Qual programa devo utilizar para desenvolver minha arte?

Você pode usar o software que preferir para montar sua arte!

A Michelin recomenda o padrão PDF/X-1A criado para definir instruções para o manuseio de arquivos digitais no mercado das artes gráficas. Isso facilita a padronização dos arquivos, evitando problemas de compatibilidade e variação de cores na impressão.

O formato PDF/ X-1A é compatível com os programas de design mais usados no mercado, como o Adobe Photoshop, InDesign, Illustrator e o Corel Draw, por exemplo. A Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) escolheu esse formato como padrão nacional de utilização em trabalhos gráficos.

Qual tom de preto devo utilizar para textos?

Para garantir que o texto tenha leitura, a melhor opção é utilizar o que chamamos de preto 100%.

Perguntas Frequentes

Para quem é o "FIDELIDADE CORPORATIVA"?

Para empresas que fazem muitos materiais gráficos e quer estar sempre solicitando seus pedido com uma gráfica fidelizada onde ela contará com várias vantagens únicas

O “Fidelidade Corporativa” foi criado para atender todos as pequenas e grandes empresas .

Para fazer parte, acesse faça seu pré cadastro:
https://www.graficamichelin.com.br/fidelidade-corporativa/

Qual endereço da Gráfica Michelin?

📍 Localização Gráfica Michelin

Rua Voluntários de Piracicaba, Nº 505 – Centro | Piracicaba – SP
http://bit.ly/EndereçoGraficaMichelin

Quero avaliar a Gráfica Michelin como faço?

Você pode deixar  a sua avaliação e seu comentário sobre nossos serviços em nossa página do Google pois é muito importante para nós a sua opinião 🌟:
http://bit.ly/AvaliaçãoGráficaMichelin